top of page

Orientações de TC e Plano de Negócios

 

 

Plano de negócios - My home

Alunos: BRUNO PHELLIPE DO NASCIMENTO; DAVI CARNEIRO BRANDÃO; LEONARDO JUSTINO DIAS; LUIS GUSTAVO SANTANA NERO

Resumo: 

A My Home é uma empresa nacional do ramo de automação que acredita no poder das soluções inteligentes por intermédio de sistemas automatizados para melhoria da vida das pessoas.  O objetivo da empresa é transmitir aos seus clientes o sentido de relacionar seus produtos e serviços com a simplicidade e a comodidade propiciada pelas novas tecnologias, propondo menor complicação nas ações diárias. Queremos que eles percebam que apesar das inúmeras facetas que a vida contemporânea tem adotado e que tem tornado nossas vidas tão cheias de afazeres, é possível gerenciar tudo isso de forma a se viver cada vez com mais qualidade.

Sendo assim, o nosso intuito é de fazer com que o cliente procure nossa instituição e contrate nossos produtos e serviços para auxiliar e facilitar sua vida, além de lhe promover mais conforto e segurança. O que nos move é ser uma empresa que preza pela melhoria na qualidade de produtos e serviços, assim como valorizamos a excelência em todos os âmbitos do negócio desde a pesquisa e desenvolvimento até a forma única e diferenciada na qual o cliente é atendido.

Queremos ser reconhecidos nacionalmente por essa excelência tanto por clientes, quanto pelos nossos concorrentes, pela mídia e demais instituições. Queremos ser objeto de desejo e cobiça.
Objetivamos ser uma empresa que cresça de forma sustentável, e que vise um crescimento não apenas a curto prazo, mas que vislumbre os desafios e oportunidades futuros e tenha gana e competência para explorá-los a seguir como modelo no mercado por muitos anos.

 

 

 

STARTUP ENXUTA: um estudo acerca do Lean Manufacturing

Alunos: EDER DE SOUZA ROVEDA; GABRIEL TRIDENTE PALMA; MAIRON MACIEL PEREIRA

Resumo: 

É importante que a administração de uma organização seja feita de maneira eficiente, enxuta e sustentável, no entanto, a dúvida a respeito deste tema é quando vai ser preciso inovar em empresas nascentes usando métodos organizacionais e estratégicos através de ferramentas de melhoria contínua. Com a referência bibliográfica de Ries (2011) em “Startup Enxuta”, este trabalho teve como objetivo estudar o nascimento das startups e a utilização do modelo enxuto de administração utilizado neste tipo de empresa. As ferramentas do Lean Manufacturing sofreram inúmeras alterações, estas foram se moldando de acordo com a necessidade de mercado e dos gestores que as utilizam. Tais ferramentas como Teoria das Restrições, Seis Sigma, Kaizen, Kanban, 5S, TQM e Just In Time foram utilizadas de maneira para que haja o aperfeiçoamento dos processos de cada empresa, ou seja, a melhoria contínua. As ferramentas não foram totalmente alteradas, por um lado elas sofreram melhorias para serem usadas em diversas empresas, no outro não somente para as empresas, mas para gestão estratégica. Foi analisado neste trabalho, na perspectiva dos empreendedores e suas startups localizadas no Cubo a adaptação das ferramentas do Lean Manufacturing na gestão da startup do empreendedor. Para tal, se fez necessário a aplicação de um questionário qualitativo com empreendedores no espaço de Coworking. Foi de extrema importância aplicar o questionário em tal local, visto que no mesmo foi possível encontrar startups que utilizam da metodologia enxuta usando pressupostos de Ries (2011). As entrevistas foram realizadas com empreendedores, na qual através da pesquisa foi capaz de saber para qual fim os empreendedores usam essas ferramentas para gerenciar a empresas que se encontram em fase de nascimento. Sendo assim, esse trabalho se concluiu com o quão importante é a utilização do Lean Manufacturing na administração das startups, independentemente do mercado que essa empresa esta inserida.

Palavras-chave: Lean Manufacturing. Startup Enxuta. Empreendedorismo.

 

 

 

AS VANTAGENS DA ASSOCIAÇÃO DAS STARTUPS COM AS PRÉ-INCUBADORAS: Estudo de caso aplicado na pré-incubadora “empreendi na rede”

Alunas: ERIVANA FERREIRA DE OLIVEIRA; FERNANDA DA COSTA ANJOS; THAIS SOUSA MARIQUI

Resumo: 

Através das orientações e suporte das pré-incubadoras e incubadoras de empresas à startups em fase embrionária ou inicial, no Brasil, o potencial  das mesmas vem crescendo e os índices de mortalidade nos primeiros meses e anos de vida vêm apresentando resultados recessivos.  As pré-incubadoras e incubadoras de startups são organizações que dão suporte a empresas que estão em desenvolvimento, esse suporte está relacionado a ínúmeros fatores que vão desde espaço físico em alguns casos, à orientações sobre desenvolvimento do projeto, suporte financeiro e gestão de pessoas. O método utilizado para desenvolver a pesquisa de campo em uma pré-incubadora de startups, foi o Estudo de Caso aplicado na “Empreendi na Rede”, que trabalha diretamente com startups em desenvolvimento. Entrevistou-se de caráter qualitativo o sócio fundador da empresa e, também duas startups participantes do programa. Além disso foi feito a análise de dados quantitativos das startups que participaram do processo de pré-incubação. Portanto, o presente trabalho visa analisar de forma prática o crescimento desse segmento de startups no mercado e quais são os fatores impulsionadores para seu desenvolvimento, em especial o papel das pré-incubadoras.

Palavras-chave: economia criativa. Inovação. Tecnologia.

 

 

 

ANÁLISE DE VALOR DE MERCADO DA EMPRESA APPLE

Aluno: WALTER NAKAGAWA JUNIOR

Resumo: 

O processo de inovação permitiu às empresas ao longo do tempo diferenciar seus produtos agregando valor, de modo a colocá-los à frente de seus concorrentes. Esse trabalho busca analisar a importância e o impacto do processo de inovação atualmente, principalmente na geração dos ativos intangíveis da empresa, como isso se reflete no valor de mercado da marca e como pode influenciar a percepção dos acionistas do mercado. Por tanto, o foco desse trabalho é voltado para a empresa Apple e para a análise de seus dados. O estudo conta com a combinação de pesquisas de método qualitativo e quantitativo, para isso, foi aplicado um questionário com alguns investidores da bolsa de valores e também foram coletados informações sobre a formação e carreira dos dirigentes no site institucional da empresa e informações sobre os resultados recentes da empresa nas corretoras de ativos. Como resultado observou-se que essa empresa possui o maior valor de marca do mercado, condicionado por seus ativos intangíveis, como por exemplo, a inovação e o conhecimento.

 Palavras-chave: Inovação. Ativos intangíveis. Valor da marca.

 

 

 

 INOVAÇÃO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM SERVIÇOS DELIVERY​

Alunas: Aline DE MORAIS COUTO; GABRIELA PEIXOTO; INGRID DE MORAIS COUTO 

Resumo: 

A ascensão da inovação tecnológica proporcionou aos restaurantes de comidas rápidas maior eficiência nos processos e agilidade em toda a cadeia de realização do pedido. A inovação precisa se fazer presente nos processos de uma organização, para a empresa se manter viva no mercado, mas para se inovar é necessário ter conhecimentos de alguns  preceitos básicos para a aplicação de uma inovação bem sucedida. O objetivo deste estudo é verificar a impotância da tecnologia inserida nos serviços de restaurantes de comidas rápidas como também o reflexo nas vendas gerado pela inserção de plataformas de tecnologia, além de analisar a reação do consumidor frente a esse novo estilo de vida. Nesse estudo se fala também da geração Y, que é extremamente criativa, se tornado esta a promessa de um futuro cada vez mais dinâmico. Busca-se através desse trabalho apresentar soluções de processos de melhorias e serviços inovadores utilizando tecnologia com foco no serviço de restaurantes de comida rápida que possuam delivery. Baseado em casos de sucesso no segmento, tanto no território nacional como internacional, apresentando comparações incluindo aspectos socioeconômicos e culturais.

Palavras-chave: inovação tecnológica. Restaurantes de comidas rápidas. Geração Y

 

Orientação de Iniciação Científica

 

Startups abertas: conectando startups às áreas de P&D das grandes empresas

Aluna: GABRIELA VALIM

Resumo: 

Recentemente, Chesbrough (2003) cunhou a teoria da inovação aberta, no termo que gestores começaram a apresentar sistematicamente os processos de inovação mais distribuídos dentro e fora de suas empresas. Este projeto de pesquisa tem por objetivo mapear e estudar as (novas) formas de interação organizacional das grandes empresas, as quais se alteram com a abertura do conhecimento para além de suas fronteiras, com a chamada inovação aberta. Para tanto, será realizado um conjunto de pesquisas e se aproveita do conhecimento acumulado de alunos de graduação em administração, engenharia e ciências da computação que se interessam a estudar estratégias de inovação no Brasil. Serão realizadas pesquisas sobre os agentes das startups - os empreendedores, e como essa dinâmica de relação com o P&D das grandes empresas vêm alterando a dinâmica de suas relações. Sobre as grandes empresas, objetiva-se verificar quais são as estratégias utilizadas nas mesmas para gerar inovação. E, por fim, este estudo terá uma aplicação empírica, no Desafio Brasil, concurso que realiza a plataforma de comunicação entre startups de sucesso com grandes empresas que proporciona uma plataforma de comunicação entre as startups e as áreas de P&D das grandes empresas. Teoricamente, a presente pesquisa pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre inovação aberta no Brasil. Este projeto possui relação com as disciplinas da professora autora desse projeto: “Teoria da inovação e competitividade” (ND7610), “Gestão estratégica da inovação” (ND8610), ambas referentes ao curso de Administração, no sétimo e oitavo semestre, respectivamente. Busca-se o conhecimento na prática da teoria dada em sala de aula com esse desafio de pesquisa na construção do recente conceito de inovação aberta.

Palavras-chave: Inovação aberta; Startups; Wenovate; P&D.

 

 

 

Pipeline de projetos inovadores e seus gates no estudo de caso do Desafio Brasil

Aluno: GABRIEL PALMA

Resumo

De acordo com Clark e Wheelwright (1993), Na Pipeline ou Funil da Inovação, os projetos inovadores são selecionados por uma abordagem da divisão de processos em fases, observando-se o controle da qualidade e envolvendo etapas de decisão se o projeto deve ser continuado ou descartado. Nesse presente estudo, objetiva-se verificar a validade dos Gates (fases de avaliação) do “Desafio Brasil”, concurso de avaliação de Startups, comparando resultados da pesquisa de campo com outras formas de avaliação de outroa concursos similares. Para tanto, se aproveita do conhecimento acumulado de alunos de graduação em Administração que se interessam a estudar estratégias de inovação no Brasil. A metodologia de pesquisa será uma aplicação empírica, no Desafio Brasil, o estudo será feito através das análises das planilhas e do material já coletado e existente da consultoria Wenovate, empresa responsável por esse concurso. Teoricamente, a presente pesquisa pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre inovação aberta no Brasil.  Este projeto possui relação com as disciplinas da professora autora desse projeto: “Teoria da inovação e competitividade” (ND7610), “Gestão estratégica da inovação” (ND8610), ambas referentes ao curso de Administração, no sétimo e oitavo semestre, respectivamente. Busca-se o conhecimento na prática da teoria dada em sala de aula com esse desafio de pesquisa na construção do conceito de Pipeline da Inovação ou Funil da Inovação.

Palavras-chave: Pipeline da Inovação; Gates; Avaliação; Concurso de Startups; Wenovate; P&D.

 

 

 

 

 

 

Uma contribuição para competências e características empreendedoras: pesquisa–ação aplicada no desenvolvimento de jogos para empreendedores

Segundo Perpétuo (2016), quinze minutos de exercícios diários são suficientes para exercitar o cérebro, no entanto, devido à complexidade deste órgão, sabe-se que para estimular essa poderosa ferramenta pode-se usar inúmeras formas, tal como jogos e entretenimentos inovadores. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento de um jogo que estimule o desenvolvimento de competências e características empreendedoras em estudantes e empreendedores que tenham vontade de buscar um novo meio de desenvolvimento cognitivo. O jogo acontece através de um tabuleiro físico, mas também de forma tecnológica, usando a internet. O empreendedor, ao jogar, pode utilizar um dado para saber quantas casas andar, cada casa há um desafio diferente. Conforme o jogador passa de casa em casa, o nível de dificuldade aumenta. Para essa pesquisa, será aplicada a metodologia de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Gil (2002), vem sendo reconhecida como algo extremamente útil, sobretudo por pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”. Essa metodologia é diferente das demais, se destacando pelo seu modo de ação que envolve o empreendedor e os diferentes grupos interessados, nesse caso, a empresa Empreendi Na Rede, pré incubadora de startups em diversas áreas, em parceria com o Centro Universitário FEI, promove a pesquisa para seus alunos e professores. Essa pesquisa se relaciona com as disciplinas que estudam métodos inovadores de gestão, competitividade e teorias inovadoras na Administração. Com essa pesquisa, é possível pôr em prática as teorias apresentadas em aula, vivenciando por meio da pesquisa-ação.

 Palavras-Chave: Inovação. Empreendedorismo. Jogos. Cérebro. Mercado. Competências.

Programação das aulas de

INOVAÇÃO

© Disciplinas de Inovação do Centro Universitário da FEI - Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page